Aposentados, fiquem atentos ao calendário de vacinação

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim publicou, no Diário Oficial do dia 27 de janeiro, a portaria nº 090/2020, estabelecendo o Plano Operacional da Estratégia de Vacinação contra a Covid-19 no município. O documento apresenta o planejamento e as estratégias de imunização a serem empregadas em Cachoeiro, seguindo o que foi preconizado pelo Ministério da Saúde.

Inicialmente, a campanha foi dividida em quatro fases de vacinação de grupos prioritários. A primeira fase, atualmente em andamento, contempla pessoas acima de 60 anos de Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) e seus funcionários e trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente de combate à pandemia.

A aplicação da primeira dose foi concluída nas ILPIs e continua sendo realizadas nos hospitais.

Na segunda fase, deverão ser vacinadas pessoas com 75 anos ou mais (grupo 1), de 70 a 74 anos (grupo 2), 65 a 69 anos (grupo 3) e de 60 a 64 anos (grupo 4). A terceira fase será direcionada às pessoas com comorbidades, como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e obesidade grave. E a quarta fase contemplará professores, da educação básica ao ensino superior (grupo 1) profissionais de forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional (grupo 2).

Para atender à demanda, a Semus disponibilizará 25 salas de vacina, havendo a possibilidade de agendamento on-line em 11 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Policlínica Municipal. Também está prevista a realização de vacinação por drive thru na Ilha da Luz, busca ativa de grupos prioritários e vacinação volante para pacientes acamados ou com mobilidade reduzida.

O documento também apresenta informações sobre a logística da Semus para a campanha, estratégias de mobilização e comunicação social e sobre as vacinas já aprovadas pela Anvisa ou com produção em andamento, além de outros dados de relevância para a campanha.

O Plano Operacional poderá ser modificado se houver novas especificações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), e o cronograma de vacinação também estará sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade de doses.

Idosos com mais de 90 anos

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro iniciou, na última sexta-feira (5), a vacinação domiciliar de pessoas com mais de 90 anos. No primeiro dia, receberam a primeira dose 150 idosos que moram nos bairros Waldir Furtado Amorim (BNH de Baixo), Zumbi, Aquidaban, São Luiz Gonzaga, Luiz Tinoco da Fonseca (BNH de Cima) e Vila Rica.

A ampliação do público-alvo da primeira fase da campanha de vacinação se deu por indicação do governo estadual, que repassou mais doses aos municípios.

No início desta semana, a vacinação de idosos foi realizada nos bairros Otton Marins, Alto União, Paraíso, Village da Luz, Nossa Senhora Aparecida, Amaral, Jardim Itapemirim, Aeroporto, Nossa Senhora da Penha, Ibitiquara, Elpídio Volpini (Valão), Parque Laranjeiras, Novo Parque e Gilson Carone; e nos distritos de São Vicente, Córrego dos Monos, Coutinho, Itaoca e Conduru.

A Semus está fazendo um levantamento de moradores de Cachoeiro maiores de 90 anos e já chegou ao número de 520 idosos. Para ajudar nesse mapeamento, os responsáveis por pessoas que estão nessa faixa etária podem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, informando nome, endereço e telefone do idoso para que seja feito o agendamento da aplicação.

Por: Regina Celi de Carvalho Monteiro

Últimas notícias

12/05/2021

Prorrogado por mais 90 dias o prazo do recadastramento anual

Por meio da Portaria N°069/2021, o Presidente Executivo do IPACI, Eder Botelho da Fonseca, decidiu prorrogar o prazo para o ...
26/02/2021

Prorrogado por mais 60 dias o prazo de recadastramento anual

Por meio da Portaria N°044/2021, o Presidente Executivo do IPACI, Eder Botelho da Fonseca, decidiu prorrogar o prazo de suspensã...
12/02/2021

Prazo prorrogado para recadastramento anual vai até o dia 28

Por meio da Portaria n°148/2020, o Presidente Executivo do IPACI, Eder Botelho da Fonseca, decidiu prorrogar o prazo para o ...
12/02/2021

Aposentados, fiquem atentos ao calendário de vacinação

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim publicou, no Diário Oficial do dia 27 de janeiro, a portaria nº 090/2020, estabelecendo o ...