A oficina de Inclusão Digital oferecida pelo IPACI começou na última segunda-feira. O projeto oferece aulas com instruções básicas de informática e acesso à internet aos servidores inativos do município.
As aulas acontecem todas as segundas, terças e quartas-feiras com duas turmas para cada um dos dias. Cada aula tem duração de uma hora e vai das 14h às 15 horas e das 15h às 16 horas. Ao todo, cerca de 30 segurados já se inscreveram e cada turma conta com uma média de 05 alunos.
De acordo com o professor voluntário do projeto, Raphael Arruda, as aulas vão ensinar desde os princípios básicos como ligar e desligar o equipamento até a navegação na internet para que todos se igualem no domínio das ferramentas. “Alguns segurados já tem até alguma noção de informática, mas outros nunca colocaram a mão em um mouse. Por isso, nas primeiras aulas vamos reforçar o treino com a coordenação motora e a digitação, mas no final procuro deixá-los a vontade pra descobrirem outras coisas no computador. Os que já sabem aproveitam para testar outras habilidades, mas o bom é que as turmas estão bem equilibradas. Com paciência e persistência todos vão terminar o curso com domínio suficiente pra caminharem sozinhos. E eles vão conseguir se desenvolver mais rápido do que imaginam porque todos tem muita força de vontade”, disse o professor.
Alguns aproveitaram para navegar no site do instituto | Muito treino com o mouse | O professor dando as instruções |
Cada aluno utiliza individualmente um computador e aplica as instruções dadas pelo professor. As aulas são gratuitas e os servidores interessados devem entrar em contato com o Instituto pelo número (28) 3155-5364.