Caem gastos com Auxílio-Doença e índice de aposentadoria por invalidez.
No ano de 2013 foi possível, ainda, avaliar os resultados das estratégias para maior controle na concessão de benefícios que começaram efetivamente a partir de 2012. A transferência da gestão da Perícia médica para o IPACI é a mais importante delas. Por meio da revisão periódica das Aposentadorias por Invalidez e o acompanhamento e controle das Licenças para Tratamento de Saúde e do Auxílio-Doença, pôde-se observar uma redução significativa na concessão desses benefícios no ano passado.
Os gastos com auxílio-doença, por exemplo, caíram 38% se comparado ao ano de 2012. Já o índice de aposentadoria por invalidez que chegou a ser de 42% das aposentadorias concedidas até 2009, em 2013 caiu para 30%. Além disso, as licenças
médicas para tratamento de saúde com até 30 dias que chegaram a mais de 1500 em 2012, caíram consideravelmente em 2013, sob a gestão do Instituto.
Essas estratégias de controle visam minimizar possíveis fraudes e irregularidades na concessão de benefícios e reduzem gastos desnecessários. As medidas são importantes para garantir o equilíbrio atuarial, a segurança dos recursos previdenciários do Instituto e, portanto, a seguridade social dos servidores.