Dia Internacional da Mulher e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

Dia Internacional da Mulher.

Dia Internacional da Mulher e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

No dia 08 de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher, uma importante data que celebra a luta por melhores condições de trabalho e maior igualdade social, econômica e política para a população feminina. Foi a partir da década de 20 que o dia foi reconhecido internacionalmente e hoje diversos países adotam a data como um momento de mobilização para a conquista de direitos e para discutir as discriminações e violências morais, físicas e sexuais ainda sofridas pelas mulheres em todo o mundo.

No Brasil muita coisa mudou desde as primeiras movimentações em prol dos direitos da mulher no início do século 20. Hoje já existem políticas públicas específicas e uma das importantes iniciativas foi a implantação dos Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher – CMDM, órgão autônomo que trabalha justamente para multiplicar as ações em defesa da mulher em cada município brasileiro.

Em Cachoeiro, o Conselho da Mulher, como é mais conhecido, atua desde 2008 com o papel de criar , estimular e apoiar ações articuladas entre o conjunto de órgãos públicos e privados para a implantação de políticas públicas comprometidas com a superação dos preconceitos e desigualdades de gênero. Atualmente, o Conselho vem lutando juntamente com o Ministério Público a favor de que o Município e também o estado ganhem melhores condições de estrutura para o atendimento e apoio à mulher capixaba.

Um exemplo é o projeto em andamento para a implantação, em Vitória, da Casa da Mulher. O espaço, segundo a presidente do CMDM, Marlene Souza Cesar, é um lugar onde as mulheres terão acesso a todas as informações e ao atendimento que precisarem quando sofrerem violência de gênero. “No Brasil existe apenas uma casa, em Campo Grande (MS), mas o ideal é que exista pelo menos uma estrutura do tipo em cada capital. E se o espaço for construído, as capixabas poderão contar com delegacia especializada de atendimento à mulher, juizado, defensoria, promotoria, equipes psicossocial e de orientação para emprego e renda, além de área de convivência e outros serviços”.

O Conselho luta ainda pela criação da Rede de Proteção a Mulher, um programa municipal que reunirá todos os órgãos capazes de realizar políticas públicas em defesa da mulher. A iniciativa desse projeto é da Secretar i a Municipal de Desenvolvimento Social.

Atualmente, o Conselho tem promovido a cada dois meses as Cirandas Femininas, evento que leva informação a diversos bairros do município por meio de cursos e palestras com médicos, assistentes sociais e representantes do ministério público.

Para maiores informações sobre o Conselho da Mulher entre em contato com a secretaria executiva dos conselhos pelo número (28) 3511-2219. As denúncias de violência e outras ocorrências também deverão ser direcionadas para o mesmo número. Cabe ao Conselho encaminhá-las ao CRAS mais próximo do bairro onde a vítima reside. Lá ela receberá toda a assistência necessária.

Últimas notícias

01/12/2020

Prorrogado prazo para recadastramento dos aposentados e pensionistas

Para o IPACI, a saúde, a segurança e a proteção dos aposentados e pensionistas estão em ...
31/07/2020

IPACI garante atendimento personalizado ao servidor

“A política de valorização do servidor avançou ainda mais no IPACI, com o atendimento individualizado e personalizado ...
28/07/2020

Isenção do Imposto de Renda na Aposentadoria

Aposentado e pensionista pode ficar isento de pagar o Imposto de Renda Aposentado e pensionista, você sabia que dependendo de ...
26/06/2020

Aposentados, não deixem de se vacinar!

Para viver melhor, ter mais saúde e qualidade de vida, todos os aposentados acima de 60 anos devem se vacinar ...