Homenagem ao Servidor Público Aposentado

Dia 17 de junho comemora-se o dia do Servidor Público Aposentado. A data serve para homenagear aqueles que dedicaram longos anos de sua vida servindo ao município, estado ou país.

A chegada da aposentadoria é um momento importante e definitivo em nossa história. Significa que estamos terminando uma etapa da vida e começando outra, cheia de possibilidades. Entretanto, algumas pessoas não comemoram esse momento porque pensam que a vida termina um pouco.

É bem verdade que nós, servidores, nos distinguimos dos demais trabalhadores em algumas questões, o que pode agravar essa sensação de perda e descontentamento com a aposentadoria. Diferente dos outros vínculos empregatícios, a estabilidade do serviço público nos faz permanecer períodos muito longos num mesmo posto de trabalho e até uma vida inteira.

Essa rotina tão constante nos faz criar laços mais fortes com o ambiente e os colegas de trabalho. Os colegas, muitas vezes, se tornam verdadeiros amigos, cujas histórias se entrelaçam com a nossa. Passamos mais tempo com eles do que com qualquer outra pessoa e, esse “tempo” repetido diariamente por décadas, nos deixa extremamente ligados a essa convivência.

Outra coisa que fica enraizada em nós é a função desempenhada. Em alguns casos o serviço pode ser feito de “olhos fechados” por conta da quantidade de vezes que a mesma tarefa já foi cumprida. São anos e anos desempenhando um mesmo papel, num mesmo ambiente. Parece que tudo ali de certa forma nos pertence.

É justamente essa constância do serviço público que torna a aposentadoria muitas vezes mais difícil. O desapego parece doloroso. Mas não precisamos simplesmente esquecer tudo. O que deve mudar, na verdade, é a forma como lidamos com esses “apegos”. As amizades, por exemplo, poderão ser cultivadas sem a pressão do tempo. O conhecimento ajudará em novas descobertas e saberes. E o lugar que era “tão nosso” continuará sendo nosso, nas memórias e na história.

Se pensarmos no que a aposentadoria realmente representa, percebemos que a vida não acaba ali. Reflita sobre isso. Planeje-se para o futuro. Reveja e crie novos papeis na sociedade. Amplie seu leque de amizades, aproveite o tempo com quem você ama. A aposentadoria nos dá a chance de uma vida nova baseada na boa e velha experiência! Parabéns aposentados!

Últimas notícias

25/08/2021

Ipaci capacita membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal

O IPACI realizou no período de 23 a 24 de Agosto, um curso de capacitação para os membros dos Conselhos ...
30/07/2021

Recadastramento volta a ser realizado no IPACI

Após a Secretaria de Estado da Saúde, por meio do boletim epidemiológico, classificar Cachoeiro de Itapemirim com ‘...
12/05/2021

Prorrogado por mais 90 dias o prazo de início do recadastramento anual

Por meio da Portaria N°069/2021, o Presidente Executivo do IPACI, Eder Botelho da Fonseca, decidiu prorrogar o prazo para o ...
26/02/2021

Prorrogado por mais 60 dias o prazo de recadastramento anual

Por meio da Portaria N°044/2021, o Presidente Executivo do IPACI, Eder Botelho da Fonseca, decidiu prorrogar o prazo de suspensã...