Impacto das licenças médicas nas vantagens funcionais

Impacto das licenças médicas nas vantagens funcionais.

A legislação municipal garante aos servidores estatutários do município, além do vencimento, vantagens funcionais que podem ser adquiridas mediante o cumprimento de alguns requisitos. Duas dessas vantagens são o Pró-tempore e a Licença Prêmio, bastante conhecidas também como quinquênio e decênio.

Como o próprio nome sugere, essas gratificações são concedidas, respectivamente, a cada cinco e a cada dez anos de efetivo exercício no município. Uma vez que essas vantagens têm a principal finalidade de incentivar a assiduidade do servidor, existem algumas regras que devem ser respeitadas para que o servidor usufrua desse direito. Dentre elas, está o período de licença médica.

Para garantir a Licença Prêmio, o servidor poderá ter até 120 dias de licença médica para tratamento da saúde ou licença para acompanhamento de pessoa da família, ininterruptos ou não, no decênio, do contrário, a vantagem não será concedida. Já no caso do Pró-tempore, os dias de afastamento levarão ao adiamento da gratificação por período igual ao da concessão.

É importante que os servidores entendam que esses requisitos não servem para punir àqueles que tiraram licença médica, mas sim reconhecer e gratificar os servidores que se mantiveram assíduos durante os anos de trabalho estabelecidos na lei. Em hipótese alguma, Isso sugere que o servidor deva evitar a licença médica, quando necessária. Porém, alerta quanto ao uso indiscriminado de atestados no caso de problemas que não levem à incapacidade laborativa. Veja mais dessa questão aqui.

Últimas notícias

25/08/2021

Ipaci capacita membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal

O IPACI realizou no período de 23 a 24 de Agosto, um curso de capacitação para os membros dos Conselhos ...
30/07/2021

Recadastramento volta a ser realizado no IPACI

Após a Secretaria de Estado da Saúde, por meio do boletim epidemiológico, classificar Cachoeiro de Itapemirim com ‘...
12/05/2021

Prorrogado por mais 90 dias o prazo de início do recadastramento anual

Por meio da Portaria N°069/2021, o Presidente Executivo do IPACI, Eder Botelho da Fonseca, decidiu prorrogar o prazo para o ...
26/02/2021

Prorrogado por mais 60 dias o prazo de recadastramento anual

Por meio da Portaria N°044/2021, o Presidente Executivo do IPACI, Eder Botelho da Fonseca, decidiu prorrogar o prazo de suspensã...