IPACI comemora 14 anos em 145 anos de emancipação política de Cachoeiro de Itapemirim

No último dia 25 de março o IPACI completou 14 anos de organização e para comemorar esses anos de excelência no serviço previdenciário no município, o IPACI realizou no dia 21 um evento que festeja o aniversário do Instituto em 145 anos de emancipação política de Cachoeiro de Itapemirim. A solenidade aconteceu no Clube Ita Campestre e contou com a presença de colaboradores e beneficiários do IPACI e autoridades do município.

O evento também brindou o sucesso do Projeto Escola Aberta da Melhor Idade Aposentadoria com Cidadania, desenvolvido para promover a interação e a prática de atividades físicas e culturais entre os segurados do Instituto.

No dia, os convidados puderam aproveitar uma programação especialmente preparada com música ao vivo com Duda Felippe, exposição de fotos das Oficinas Culturais, almoço, homenagens, sorteio de brindes e outras atrações.

História

Cachoeiro de Itapemirim comemorou no dia 25 de março 145 anos de emancipação política. O município deixou de pertencer a Itapemirim e se tornou vila em 1864, mas a emancipação veio apenas três anos depois, em 1867, quando foi instalada a Câmara Municipal na rua que hoje recebe o nome de 25 de Março justamente por causa da data da instalação do Legislativo.

De lá pra cá, muitas transformações aconteceram no cenário do nosso Município, trazendo progresso e transformando Cachoeiro no núcleo urbano mais importante do Sul do Estado do Espírito Santo.

IPACI

Um exemplo desse progresso foi a criação do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Cachoeiro de Itapemirim – IPACI, em 25 de março de 1998.

O IPACI surgiu da necessidade de se organizar e aperfeiçoar as políticas do regime próprio de previdência dos servidores de Cachoeiro de Itapemirim num contexto de crescente desenvolvimento econômico e populacional do município.

O instituto tem o objetivo de praticar todas as operações na área essencial de previdência aos servidores públicos efetivos de Cachoeiro de Itapemirim, sendo responsável pela gestão de benefícios como aposentadoria, pensão, auxílio-doença e salário-maternidade, dentre outros.

Em outras palavras, o IPACI recolhe e cuida das contribuições previdenciárias garantindo o rendimento e a segurança desses recursos e de seus segurados – aposentados e pensionistas. Atualmente, o instituto conta com 393 beneficiários.

Últimas notícias

25/08/2021

Ipaci capacita membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal

O IPACI realizou no período de 23 a 24 de Agosto, um curso de capacitação para os membros dos Conselhos ...
30/07/2021

Recadastramento volta a ser realizado no IPACI

Após a Secretaria de Estado da Saúde, por meio do boletim epidemiológico, classificar Cachoeiro de Itapemirim com ‘...
12/05/2021

Prorrogado por mais 90 dias o prazo de início do recadastramento anual

Por meio da Portaria N°069/2021, o Presidente Executivo do IPACI, Eder Botelho da Fonseca, decidiu prorrogar o prazo para o ...
26/02/2021

Prorrogado por mais 60 dias o prazo de recadastramento anual

Por meio da Portaria N°044/2021, o Presidente Executivo do IPACI, Eder Botelho da Fonseca, decidiu prorrogar o prazo de suspensã...