IPACI cria sua própria Unidade de Controle Interno

Untitled Document

IPACI cria sua própria Unidade de Controle Interno.


IPACI cria sua própria Unidade de Controle Interno

A Lei Municipal nº 7354, de 30 de dezembro de 2015, instituiu a Unidade de Controle Interno no IPACI – Instituto de Previdência do Município de Cachoeiro de Itapemirim. O objetivo é o aperfeiçoamento do controle sobre os recursos previdenciários, aumentando ainda mais a eficiência nas ações e inibindo possíveis erros e fraudes.

Essa iniciativa demonstra mais uma vez a preocupação do Prefeito Casteglione e do Presidente do Instituto Geraldo Henrique com a boa utilização dos recursos previdenciários assegurando assim, no presente e no futuro, os benefícios previdenciários aos servidores.

O Presidente Executivo do IPACI, Geraldo Henrique, tem claro que o controle preventivo, próximo à gestão, é fundamental na Administração Pública, mesmo nas pequenas estruturas como as Autarquias Municipais. “Após longo estudo de viabilidade, com a participação do Fernando Moura, Presidente da Agersa, que agora criou também sua própria Unidade de Controle Interno, e do Presidente do Conselho de Previdência, Pablo Lordes, que também atua como Controlador da Câmara Municipal, apresentamos a proposta ao Prefeito Casteglione que a acolheu imediatamente.

Segundo o Prefeito Casteglione essa é uma construção amadurecida desde que o Tribunal de Contas do Estado editou a Resolução 227/2011 exigindo a implementação do Sistema de Controle Interno. “Não só por exigência, mas sobretudo por entendermos a sua importância, desde o início de nosso primeiro mandato viemos aprimorando o Sistema de Controle Interno no Município, mas por questão de estrutura administrativa ainda não havia sido possível implementar as Unidades de Controle Interno na Administração Indireta”. Afirma.

O art. 3º da citada lei define bem o papel do Controle Interno: “assegurar a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, quanto à legalidade, legitimidade e economicidade na gestão dos recursos públicos a ele destinados e à avaliação dos resultados obtidos pela Administração, nos termos dos artigos 70 a 75 da Constituição Federal”.

Para o Presidente do Conselho de Previdência, a realização do Concurso Público no IPACI, com a posse dos servidores efetivos foi fundamental para a decisão da implementação da própria Unidade Controle Interno. “Além dos servidores efetivos do IPACI, um outro dado importante é que a implantação do Controle Interno nas Autarquias não trouxe nenhum aumento de despesa, já que cargos equivalentes e já existentes na Estrutura Organizacional foram transformados nas suas Coordenadorias Executivas de Controle Interno”. Afirma Pablo Lordes.

Uma função primordial do Controle Interno é garantir a Transparência dos atos da Administração. Não deve ser visto como uma repreensão ou um apontador de erros. No IPACI, mais do que corrigir, essa iniciativa vai trazer muito aprendizado para a Gestão Pública.

Últimas notícias

23/12/2022

Ipaci obtém recertificação federal por boas práticas de gestão

O Instituto de Previdência de Cachoeiro de Itapemirim (Ipaci) conquistou, recentemente, a recertificação do Pró-Gestão RPPS, ...
08/11/2022

Ipaci apresentou resultados de 2021 em audiência pública

O Instituto de Previdência do Município de Cachoeiro de Itapemirim (Ipaci) realizou, na tarde da última segunda-feira (7), uma ...
04/11/2022

Audiência Pública do IPACI

Servidores efetivos, aposentados e pensionistas participe da Audiência Pública do IPACI com a Apresentação dos Resultados de ...
02/09/2022

Cerimônia de Homenagem

O Instituto de Previdência do Município de Cachoeiro de Itapemirim – IPACI fez uma cerimônia de homenagem a 12 ...