O IPACI é responsável pelo pagamento de benefícios previdenciários aos segurados, como aposentadorias e pensão por morte. Para que isso seja possível, o Instituto deve arrecadar e gerir de forma eficiente os recursos previdenciários.
O IPACI investe os recursos de acordo com normas federais (Resolução 3.922 do Conselho Monetário Nacional e suas alterações) e a sua Política de Investimentos.
O objetivo do Instituto é atingir o retorno esperado (meta atuarial), alocando estes recursos em diversos segmentos, minimizando os riscos por meio da diversificação.
A meta atuarial do IPACI para 2022 é a variação do IPCA + 5,40% de juros ao ano. A alocação dos ativos é orientada por empresa especializada em consultoria Financeira e analisada pelo Comitê de Investimentos.
A Politica Anual de Investimentos é aprovada pelos Conselhos Fiscal e Deliberativo do Instituto. Mensalmente o Comitê de Investimentos emite um parecer sobre o comportamento da carteira e posteriormente submete à aprovação do Conselho Fiscal.
Composição da carteira de Investimento para 2022.