A Escola Aberta da Melhor Idade Aposentadoria com Cidadania é um projeto desenvolvido pelo IPACI para promover a interação e a prática de atividades físicas e culturais entre seus segurados. Aposentados e pensionistas se reúnem uma vez por mês para participarem de aulas de dança e visitas orientadas a patrimônios culturais.
O projeto, que acontece sempre na segunda sexta-feira do mês, é aberto com um café da manhã organizado em diferentes locais a cada encontro. O último foi realizado na Casa de Cultura Roberto Carlos. A boa conversa, o delicioso café da manhã e os lugares interessantes formam a combinação perfeita para uma manhã prazerosa entre os participantes.
Depois do café, os segurados seguem caminhando até os Caçadores Clube onde acontecem as aulas de dança com o professor Jeremias Schaidegger. A caminhada serve para aquecer os empolgados dançarinos que aprendem forró, valsa, samba e outros ritmos, além de exercícios físicos. “A Escola Aberta atrai um grande número de segurados e a dança ajuda na saúde da mente, do corpo e também reúne e aproxima os amigos. Eles adoram!” disse o colaborador do IPACI e atuante no projeto Paulo Roberto da Cunha.
Desde que começou, o projeto já ofereceu várias outras atividades como palestras, oficina “contação de histórias” e passeios turísticos, mas parece que a dança caiu mesmo no gosto dos segurados, pois a oficina já acontece, mensalmente, há quase um ano.
O próximo encontro vai ser dia 21 de março, quando colaboradores do IPACI e segurados estarão juntos comemorando o aniversário de 14 anos da instituição e o sucesso do projeto. Todos os segurados foram convidados para a comemoração, afinal, eles são a razão do trabalho e dedicação do Instituto.