Regimento Interno do Conselho de Previdência do IPACI é regulamentado.
Na presença de conselheiros e Servidores do Instituto, o prefeito Carlos Casteglione assinou, no dia 16 de junho, o decreto que institui o Regimento Interno do Conselho de Previdência do IPACI, documento que vai regulamentar a composição, competência e funcionamento do órgão. A solenidade ocorreu no gabinete do prefeito, no Palácio Bernardino Monteiro.
O Conselho de Previdência do IPACI é o órgão superior de deliberação colegiada, que tem a finalidade de fazer cumprir os objetivos institucionais do IPACI. Dentre os destaques do Regimento está a divisão do conselho em três Comissões Permanentes: Administração e Finanças, Benefício, e Recursal. Cada uma será responsável por acompanhar as atividades desenvolvidas pelos setores das áreas definidas, mantendo informado o restante do colegiado. O Objetivo é descentralizar as atividades tornando a atuação do Conselho mais dinâmica e eficiente.
O presidente do IPACI destacou a criação das Comissões Permanentes como um diferencial. “As comissões vão intensificar a participação do colegiado na gestão do instituto. Será importante ter um conselho, dia a dia, atuando e auxiliando nas diferentes áreas da nossa atividade previdenciária”.
Para o atual presidente do conselho, Pablo Lordes Dias, a decisão de normatizar as ações do órgão é um grande avanço. “O Regimento Interno vai guiar e fortalecer as nossas atividades daqui pra frente. Que agora possamos cumprir ainda melhor nossa responsabilidade como Conselho de Previdência”.
Na ocasião, o prefeito assinou ainda um projeto de lei que trata da reestruturação organizacional do IPACI. A lei vai contemplar uma nova modalidade que altera em parte a maneira como serão escolhidos os futuros presidentes do Instituto. Se antes o gestor era apenas indicado pelo poder executivo, agora ele também terá que ser aprovado pelo Conselho de Previdência.